sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Tema Comemorativo:

10 de novembro - Dia de Prevenção e Combate à Surdez


Nesta data comemorativa, vou trazer algumas informações interessantes sobre a surdez:


1. Os nazistas identificavam os deficientes com uma faixa azul no braço, por isso, que pela celebração do dia do surdo usa-se, até hoje, a cor azul. Esta homenagem marca a luta dos deficientes principalmente numa fase tão cinza da história mundial.

2. O termo surdo-mudo é utilizado de forma corriqueira na sociedade mas ele não representa a realidade destes indivíduos. Surdo é a condição de quem não ouve e mudo é a condição de quem não fala por alguma anomalia no trato fonatório, o que não ocorre nos surdos. O surdo tem a capacidade fonatória preservada, a emissão de sons não corresponde ao que os ouvintes estão acostumados mas em geral, eles tem a capacidade de falar. Sendo assim, ao se referir ao surdo, use apenas SURDO. O termo não é ofensivo!


3. Não é por que a pessoa é surda ela utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A Libras, como toda língua, deve ser aprendida, vivenciada, experienciada e estudada. Nem todos tem esse acesso ou até mesmo esta vontade. 


4. Não é preciso gritar com o surdo para que você seja ouvido. A melhor maneira de se comunicar com uma pessoa que tem alguma perda auditiva é chamar sua atenção visualmente e falar de frente, pausadamente. SEM GRITAR!!!!


Respeito, admiração, superação, igualdade... palavras riquíssimas no vocabulário dos audiologistas e da comunidade surda!!!


Abraços a todos, nesta data especial!


Patricia Silva

Fonoaudióloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tema Soen: Porque você faz o que você faz?

Porque você faz o que você faz? Hoje vou tomar a liberdade de utilizar aqui o texto de uma fonoaudióloga competentíssima, tem minha...